"preservar para não falsear"

Oficina


A existência da empresa OCR – Oficina de Conservação e Restauro sediada na magnífica cidade de Viana do Castelo destingue-se pela sua conduta empresarial dinâmica e mediante serviços prestados com qualidade e eficácia.

A OCR dispõe de uma equipa pluridisciplinar de técnicos qualificados e experientes, dando resposta em áreas como, talha, pintura, escultura, estuque tradicional e pintura decorativa.

Conscientes das exigências da sociedade contemporânea, torna-se imperativo responder satisfatoriamente ao problema da conservação e restauro do Património, utilizando para tal fim os saberes múltiplos das diferentes áreas de investigação, coordenados por uma real interdisciplinaridade – Inventariação, História, Historia de Arte, Metodologia de Exame e Análise, Físico-química, Conservação e Restauro nas diversas áreas de intervenção, entre outras.

Intervimos sob normas estabelecidas internacionalmente para as intervenções nas obras de Arte, procurando encontrar soluções adequadas a cada tipo de situação, de acordo com os critérios de Conservação e Restauro expressos nas diversas Cartas Internacionais, respeitando os princípios éticos definidos pelos organismos mais credenciados.

Desta forma, desenvolvemos trabalhos de estudo prévio concebendo detalhados projectos e propostas de intervenção de conservação e restauro conscientes, em função das necessidades de cada obra sem qualquer encargo para a entidade proprietária.

Os tratamentos realizados têm sempre, como objectivo final garantir uma efectiva e perene conservação, conseguida mediante uma concisa e respeitosa intervenção.